Algumas pessoas acreditam que o reumatologista deve ser consultado apenas por pessoas mais idosas, grande engano! As dores de origem reumatológica podem atingir crianças e jovens também.
Esse especialista clínico tem experiência no diagnóstico e tratamento de doenças que geram dor nas articulações, nos ossos, nos tendões, nas bursas ou músculos.
É importante destacar que nem todas as dores no corpo indicam um diagnóstico reumatológico, por isso o especialista precisa conhecer bem as doenças das outras especialidades para chegar no diagnóstico correto.
Se você está sentindo alguns sintomas e têm dúvidas sobre a especialidade que deve procurar, continue lendo o artigo para saber quando o reumatologista pode ajudar.
Listamos alguns sintomas e suas respectivas doenças para que você avalie a necessidade de procurar um especialista. Lembrando que este texto não substitui uma consulta médica.
-
Dor intensa e limitação de movimentos
Esses dois sintomas são comuns em doenças reumatológicas, uma delas é a artrite reumatoide, uma doença autoimune crônica que pode afetar mãos e pulsos. Entre outros sintomas ocorrem fadiga, febre, mal-estar, anemia e febre.
A outra é a fibromialgia que é caracterizada por dores generalizadas e constantes pelo corpo. A doença também pode estar associada a transtornos psicológicos, ansiedade, depressão e distúrbios do sono.
-
Desgastes das cartilagens
A osteoartrite também conhecida como artrose causa o desgaste das cartilagens das extremidades dos ossos, o que gera dor e limitação dos movimentos.
-
Fragilidade dos ossos
A osteoporose tem como principal sintoma a fragilidade dos ossos. Mais comum em mulheres que estão na menopausa, surge quando ocorre um desequilíbrio entre as quantidades de material ósseo que são formados e os que são reabsorvidos, tornando os ossos muito frágeis.
-
Inchaço e inflamação nas articulações
A gota ocorre quando existe a produção excessiva de ácido úrico pelo organismo, causando inflamação e inchaço nas articulações.
-
Lesões pelo corpo
O lúpus é uma doença autoimune que gera lesões pelo corpo, em alguns casos no rosto (mancha vermelha em forma de borboleta nas regiões do nariz e maçãs do rosto). Pode afetar também os pulmões, rins e articulações.
-
Inflamação dos tendões
A tendinite é a inflamação dos tendões, uma estrutura fibrosa que conecta o músculo ao osso. Movimentos repetitivos podem causar a inflamação e levar a limitação física.
-
Inflamação da bolsa sinovial
A bursite é a inflamação da bolsa sinovial que fica localizada entre o tendão e o osso ou o tendão e a pele. Com função de amortecimento, nutrição e deslizamento dos tecidos.
De maneira geral os fatores de risco que podem levar a alguma doença reumatológica são o excesso de peso, a herança genética, traumatismos, sedentarismo e distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão.
Os sintomas que indicam alguma doença reumatológica incluem ainda dificuldade para se movimentar, dor no corpo, articulações inchadas e redução da flexibilidade.
Portanto, se você sente alguns deles associado com os fatores de risco, deve procurar um médico reumatologista para avaliar o seu caso, definir o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus!