reumatismo

3 doenças reumáticas que você deve conhecer

Atualmente, existe um número bastante extenso de doenças relacionadas ao reumatismo. As doenças reumáticas são enfermidades que afetam cartilagens, articulações, músculos e ligamentos. Mas o termo também engloba doenças que envolvem o sistema imunológico e atacam órgãos internos como coração, pulmões, rins e cérebro. Essas enfermidades comprometem diretamente a qualidade de vida, pois podem causar danos às capacidades físicas e motoras, impactando assim na vida social e no psicológico do paciente. O grupo mais atingido é o das mulheres e as causas da maioria dessas doenças é desconhecida.

Artrite Reumatoide

Artrite é uma doença crônica que causa inflamação das articulações, causando dores, inchaços e deformidade. Ocorre principalmente nas mãos e punhos, podendo também afetar outros órgãos, como coração e pulmões. O tratamento dessa doença reumática vai variar de acordo com o estágio da enfermidade e sua gravidade. Em geral, o tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia, exercícios e, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.

Artrose

A artrose, ou osteoartrite, é uma doença que provoca a degeneração e frouxidão das articulações do corpo. Ela promove o desgaste das cartilagens, aumentando o atrito entre os ossos. A artrose causa dores e rigidez nas juntas, inchaço e dificuldade na movimentação. Apesar de poder danificar qualquer articulação do corpo, as áreas mais comumente afetadas são as articulações das mãos, coluna, joelhos e quadris.

É uma doença degenerativa crônica, ou seja, não tem cura, mas pode ser tratada. O tratamento é feito através de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia, dietas nutricionais (nos casos em que a doença está relacionada ao excesso de peso) e, nos casos mais graves, cirurgia.

Lúpus

É uma doença crônica autoimune em que o corpo produz uma quantidade exagerada de anticorpos e pode causar inflamações na pele, articulações, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões. A causa do lúpus ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada a fatores genéticos, questões hormonais e infecções virais. Alguns fatores externos também podem estar relacionados à doença, entre eles estão a exposição solar, o uso de medicamentos anticoncepcionais e o tabagismo.

O tratamento vai variar de acordo com o tipo da doença, mas pode incluir medicamentos e a mudança em alguns hábitos diários. Usar protetor solar e evitar a exposição ao sol em horários não recomendados, abandonar o cigarro, praticar atividades físicas e manter uma dieta equilibrada são alguns dos cuidados que auxiliam no controle da doença.

Se você apresentar sintomas como: dor crônica, dor incapacitante, limitação dos movimentos, insônia, dificuldade para fazer atividades físicas e vermelhidões ou escurecimento da pele, agende uma consulta com um especialista em reumatologia. O diagnóstico pode ser feito através de exames detalhadas e histórico do paciente. Com o tratamento adequado, a doença reumática pode ser controlada e assim garantir sua qualidade de vida e bem estar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus!

Comentários

O que deseja encontrar?