reumatismo das partes moles

Tire suas dúvidas sobre reumatismo nas partes moles

O sistema musculoesquelético é fundamental para manter a estabilidade estática e dinâmica do tronco e suas extremidades. Para realizar suas funções adequadamente, é preciso que seus componentes estruturais, o alinhamento corporal e sua biomecânica estejam harmoniosos, caso contrário, podem ocorrer dores e doenças como o reumatismo nas partes moles.

A reumatologia agrega um conjunto de enfermidades do sistema osteoarticular, que envolve todos os componentes envolvidos nos movimentos, como músculos, tendões e ligamentos. O conhecimento reumatológico abrange outras especialidades, a exemplo da Dermatologia, Neurologia, Ortopedia, Cardiologia, entre outras, que ampliam a capacidade do profissional.

Saiba mais sobre o reumatismo nas partes moles

O reumatismo das partes moles é o nome usado para definir quando os músculos, tendões, ligamentos, fáscias, aponeurosas e bursas estão em estado doloroso, de forma aguda ou crônica. A dor e a rigidez são os principais sintomas, muito comuns entre as doenças consideradas de trabalho.  

Estados traumáticos podem incapacitar o indivíduo de forma temporária ou permanente, podendo ocorrer de forma violenta, por acidente ou por múltiplas lesões que vão se acumulando ao longo dos anos. Hábitos posturais equivocados, excesso de atividade física e sobrecarga são algumas causas geradoras de desequilíbrio muscular.

Também chamado de reumatismo extra-articular por atingir as estruturas internas das articulações, suas manifestações mais comuns são a tendinite, bursite, fibromialgia, dor miofascial e artrose. Doenças sistêmicas como gota e diabetes podem ser gatilhos para que surjam doenças do reumatismo nas partes moles.

Tire suas dúvidas sobre doenças do reumatismo nas partes moles abaixo:

1 – O que são bursites?

São inflamações nas bursas, pequenas bolsas com líquido que facilitam o deslizamento dos tendões, músculos e osso. O excesso de atrito acaba inflamando a região e causando dores e dificuldades de movimentação.

2– O que são tendinites?

São inflamações nos tendões, que podem ocorrer em qualquer área do corpo, mas são mais frequentes em membros superiores.

3 – O que é dor miofascial?

É uma dor causada em qualquer músculo do corpo, capaz de irradiar com a palpação local. Pode surgir por hábitos ruins de postura ou esforço repetitivo.

4 – O que são entesites?

São inflamações nas ênteses, onde há a inserção de um ligamento ou músculo no osso. Os locais onde ocorrem a maior frequência de entesites são os pés, joelhos e cotovelos.

5 – Por que essas inflamações acontecem?

Elas ocorrem por traumas locais ou esforço repetitivo. Má postura e hábitos equivocados de ação são detonadores de uma inflamação reumatológica nas partes moles. Acidentes violentos também causam lesões desse porte.

6– Como é feito o diagnóstico de reumatismo nas partes moles?

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é preciso recorrer a um médico para uma avaliação mais detalhada sobre o possível problema. O médico pode requisitar radiografias, que são capazes de identificar se há ou não deformidades ósseas para serem descartadas. Os problemas de reumatismo das partes moles podem não ser identificados num exame de raio-x comum, apenas com ultrassonografia ou ressonância magnética.

7 – Que tipo de tratamento é indicado para reumatismo nas partes moles?

A primeira ação indicada é repouso, para evitar que a lesão piore. Junto a ele, é preciso usar analgésicos e antiinflamatórios para amenizar a dor e o impacto causado pela doença. A fisioterapia também é indicada para fortalecimento muscular e reaprendizagem da postura adequada.

Em casos de inflamações decorrentes de esforço repetitivo, é preciso tomar medidas para que o problema não volte com mais intensidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus!

Comentários

O que deseja encontrar?