reumatologia

O que é a Reumatologia

Por mais que o reumatismo seja uma especialidade médica sobre a qual pouco se fala, ele é tão antigo quanto as civilizações do período clássico. Para se ter ideia, há registros sobre a especialidade desde o século II antes de Cristo na Grécia antiga, onde se acreditava que as doenças vinham através do humor e eram manifestadas nas juntas – daí vem o nome “gota”, uma doença reumática que, acreditavam os gregos, “pingava” do humor para as articulações.

Hoje se sabe que as doenças reumáticas possuem uma série de outros motivos verdadeiramente clínicos para se manifestarem, mas ainda existe muita confusão sobre as doenças consideradas reumáticas.

Grupo de doenças reumáticas

Muitas doenças reumáticas não são consideradas como tal pelos pacientes e mesmo por alguns profissionais da saúde, porque diferente de outros grupos de doenças, como as coronárias, que atingem especificamente o coração e as artérias, e as pulmonares, que atingem especificamente o pulmão, as doenças reumáticas podem atingir uma série de órgãos e tecidos sem necessariamente manifestar sintomas nas articulações, cartilagens, ossos e músculos.

Assim, dentre as doenças deste grupo, temos:

  • Doenças osteometabólicas, que afetam primordialmente os ossos, a exemplo da osteoporose, doença de Paget e o hiperparatireoidismo;
  • Artropatias microcristalinas, como alguns tipos de artrites e a já mencionada gota;
  • Reumatismos extra-circulares, a exemplo de esporões, bursites, fibromialgia e tendinite;
  • Doenças difusas do tecido conjuntivo, que apesar do nome complicado são bem familiares, como esclerose sistêmica, a artrite reumatoide, o lúpus sistêmico e a doença de Sharp;
  • Doenças articulares degenerativas, como a osteoporose em sua fase inicial e em sua fase secundária.

Existem diversas outras doenças, além das mencionadas acima, no grupo das doenças reumáticas. Além disso, diversas outras não pertencentes ao grupo do reumatismo podem desencadear doenças reumáticas típicas, como a diabetes mellitus, o hiper e o hipotireoidismo e os tumores nos ossos, tecidos e nas articulações.

Sintomas comuns em doenças reumáticas

O primeiro ponto a ser esclarecido é que as doenças reumáticas não atingem apenas idosos. Apesar de pessoas de idade mais avançada serem mais propensas a serem acometidas por este tipo de enfermidade, as doenças reumáticas podem atingir qualquer pessoa de qualquer idade.

Outro ponto que vale a pena ser mencionado é que muitas vezes o que é considerado uma doença, na verdade se trata da manifestação clínica de uma doença mais séria. Por exemplo: a artrite, por apresentar sintomas como ardência, dor e inchaço, é tida por muitos como uma doença. Mas muitas vezes o diagnóstico não é de artrite ou de alguma outra doença reumática. Por isso, deve-se sempre consultar um reumatologista, o especialista capaz de fornecer um diagnóstico preciso.

Tratamento

Geralmente, as doenças reumáticas são crônicas (persistem por um longo período de tempo), e por isso necessitam de um longo tratamento para que possam ser mantidas sob controle.

O diagnóstico precoce é a melhor ferramenta, tanto para o paciente, quanto para a equipe médica, pois ele permite que os sintomas sejam tratados tão logo quanto surjam, evitando que o paciente fique definitivamente incapacitado pelo reumatismo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus.

Comentários

O que deseja encontrar?