Gota

Gota – Sintomas, causas e tratamento

A gota é um tipo de artrite caracterizada pelo aumento dos níveis de ácido úrico no organismo a hiperuricemia, o que faz com que ocorra a formação e o acúmulo de cristais de monourato de sódio nas articulações, que levam às crises de dores no dedão do pé. Também chamada de Doença dos Reis, esse problema de saúde afeta mais homens do que mulheres e pode ser causado por diversos fatores.

Vale lembrar que a gota existe em 2 tipos diferentes: a gota aguda, que normalmente afeta apenas uma articulação e provoca dores intensas; e a crônica, que atinge mais de uma articulação e faz com que o indivíduo afetado tenha episódios repetidos de dor provocada pela inflamação.

Quer saber quais são os principais sintomas, causas e tratamentos para esse problema de saúde? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que eu tenho para você!

Quais são os sintomas mais comuns da gota?

Os pacientes que acometidos por esta enfermidade normalmente apresentam sintomas como:

  • Dor nas articulações;
  • Dor no dedão do pé;
  • Dor no joelho;
  • Dor no pé ou no tornozelo;
  • Inchaços, nódulos, sensibilidade e rigidez nas articulações;
  • Artrite;
  • Vermelhidão;
  • Dano renal.

As crises de dor provocadas pela doença, na maioria das vezes, ocorrem durante a noite.

Quais são as causas da gota?

Como dito no início deste artigo, a doença está diretamente relacionada aos altos níveis de ácido úrico no sangue. E isso pode acontecer por, basicamente, dois motivos: 1) quando o organismo produz ácido úrico em excesso ou 2) quando o corpo apresenta dificuldade em eliminar o ácido úrico produzido pelo organismo. Porém, a causa exata desse problema de saúde ainda é desconhecida.

Nesse aspecto, vale ainda ressaltar que apenas 20% dos pacientes com hiperuricemia apresentam as crises de dor nas articulações. A inflamação e os inchaços, por sua vez, são provocados pelos cristais de ácido úrico que surgem em decorrência do acúmulo de líquido sinovial ao redor das articulações. Diabetes, hipertensão e colesterol são alguns fatores de risco que estimulam o surgimento do problema.

Como funciona o tratamento?

Na maioria dos casos, o problema de saúde é tratado através do uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides, além de remédios para reduzir o inchaço e as dores. De forma geral, as dores causadas pela crise costumam desaparecer após 12 horas de tratamento.

Porém, quando o paciente apresenta gota na forma crônica, o tratamento consiste na utilização de medicamentos que visam diminuir os níveis de ácido úrico no sangue, visto que a hiperuricemia pode provocar problemas de saúde mais graves, como lesões nas articulações e cálculo renal de ácido úrico (pedras no rim).

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus.

 

 

Comentários

O que deseja encontrar?