Doenças Autoimunes

7 doenças autoimunes para você conhecer

As doenças autoimunes nada mais são do que condições causadas por uma desordem do sistema imunológico, que passa a atacar as suas próprias células de defesa e órgãos/tecidos que deveria proteger.

De modo geral, esse tipo de doença afeta até três vezes mais o público feminino do que masculino. A proporção pode ser ainda maior em outros casos, como a doença lúpus, que afeta até nove vezes mais as mulheres do que os homens.

As doenças possuem sintomas bem variáveis, até mesmo quando em relação à mesma condição em diferentes indivíduos. Além disso, são doenças de difícil diagnóstico e reconhecimento.

A seguir, trouxemos sete doenças autoimunes para você conhecer.

As doenças autoimunes podem ser classificadas em dois grandes grupos – específicas de um determinado órgão ou não específicas.

As específicas de um órgão, como seu nome já nos dá a entender, ocorrem quando a destruição dos glóbulos brancos afeta apenas o crescimento ou função de um órgão.

São alguns exemplos a doença de Addison (que afeta as glândulas suprarrenais), a anemia perniciosa (que afeta o estômago), a tireoidite de Hashimoto (que afeta a tireoide) e a diabetes do tipo I (que afeta o pâncreas).

Já as autoimunes sistêmicas, ou seja, aquelas não específicas de órgão, são doenças que afetam vários tecidos, órgãos, articulações ou células ao mesmo tempo. O LES (lúpus eritematoso sistêmico), síndrome de Sjogren e Artrite Reumatóide são alguns representantes dessa classificação.

Entre as principais doenças autoimunes, destacamos:

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), acarretando desordens em suas funções.

Lúpus

A lúpus é uma condição que pode afetar as articulações, rins, cérebro, pele e outros órgãos, caracterizando-se como sistêmica.

Psoríase

A psoríase é caracterizada principalmente como uma doença de pele. Seu principal sintoma consiste no aparecimento de lesões e manchas vermelhas que descamam na pele, podendo agredir os cotovelos, pés, joelhos, couro cabeludo, tronco, costas, unhas, mãos e outros.

Vitiligo

A vitiligo é uma doença que afeta a pigmentação, ou seja, a própria cor da pele, que, gradativamente, vai sendo perdida. As manchas (na maioria, esbranquiçadas) podem aparecer em todo o corpo.

Tireoidite de Hashimoto

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune específica de órgão, que afeta a glândula tireoide. Resumidamente, ela compromete a produção hormonal da glândula, o que pode resultar em sintomas bem variados em cada paciente.

Doença celíaca

A doença celíaca é uma condição que causa intolerância a glúten no paciente. O glúten é um componente encontrado na cevada, trigo, centeio e em seus derivados, tais como pães, massas, pizza e outros.

Diabetes tipo I

A diabetes tipo I impede o organismo de produzir insulina suficiente, fazendo com que as taxas de glicose na corrente sanguínea fiquem elevadas.

Agora você já conhece sete doenças autoimunes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus!

Comentários

O que deseja encontrar?