Artrite psoriática

Artrite psoriática – Saiba como identificar e tratar a doença

A artrite psoriática é uma doença do tipo inflamatória que pode afetar tendões, ligamentos e pequenas ou grandes articulações – também conhecidas como juntas.

A base da doença é imunológica e também genética. Além da famosa “dor nas juntas”, a condição também pode levar à progressiva destruição de importantes articulações do corpo.

A seguir, confira um pouco mais sobre a artrite psoriática, assim como seus sintomas, causas e tratamentos.

Um pouco mais sobre a artrite psoriática

A artrite psoriática é uma doença que se manifesta após a condição de psoríase, sendo esta uma doença autoimune. É uma doença inflamatória que faz com que a pele fique vermelha e com placas escamosas e esbranquiçadas. Além disso, também é possível que o indivíduo sinta dores nas juntas, na coluna e apresente inchaço na região.

A artrite psoriática pode se manifestar de 5 formas diferentes:

  1. Forma poliarticular: muito similar à artrite reumatoide, ela ocorre em cinco ou mais juntas. Geralmente envolve pés, mãos, tornozelos e joelhos e pode levar a deformidades;
  2. Forma oligoarticular: essa artrite atinge poucas juntas (menos de 5) e geralmente afeta as articulações maiores, como as de tornozelos e joelhos;
  3. Acometimento da resistência das articulações distais, presentes nas mãos (nos dedos, mais especificamente);
  4. Forma mutilante: leva à destruição de juntas, principalmente nos pés e mãos;
  5. Envolvimento da coluna: apesar de mais rara, essa manifestação causa fortes dores na coluna e pode resultar em limitações físicas.

Sintomas da doença

Os principais sintomas da artrite psoriática são os seguintes:

  • Alterações e/ou mudanças nas unhas dos pés ou das mãos;
  • Psoríase, fazendo com que a pele fique avermelhada e com placas esbranquiçadas e escamosas (com um aspecto semelhante à de salsichas);
  • Dores na coluna;
  • Inchaço dos dedos dos pés e/ou mãos;
  • Calor, vermelhidão;
  • Dores;
  • Dificuldade de movimentar as juntas/articulações (principalmente nas primeiras horas do dia).

Causas da artrite psoriática

A artrite psoriática é uma doença do tipo autoimune, motivo pelo qual ela acontece quando o sistema imunológico confunde anticorpos e antígenos, passando a atacar e destruir tecidos e células saudáveis.

Não existe uma causa específica para esse comportamento do sistema imunológico, apesar de a condição geralmente se manifestar geneticamente.

Alguns fatores de risco para manifestação da artrite psoriásica, por sua vez, são: tabagismo, histórico familiar (de 1º grau), obesidade, doenças infecciosas e consumo excessivo de álcool.

Tratamentos disponíveis para a condição

O tratamento da artrite psoriática pode ser realizado de diferentes formas.

De imediato, medicamentos anti-inflamatórios são ministrados para tratar ou aliviar a inflamação. Eles também ajudam na diminuição de outros sintomas, como dores e inchaço.

Para minimizar a rigidez, e evitar que a doença continue a progredir e acabar com a dor, a fisioterapia é associada ao tratamento, em muitos casos.

A cirurgia é necessária apenas em casos mais graves da doença, sendo ela realizada para correção de articulações.

Agora você já sabe quais são as principais características da artrite psoriásica, assim como suas causas, sintomas e tratamentos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus.

 

 

Comentários

O que deseja encontrar?