artrite infecciosa

Artrite infecciosa: o que é e como tratar

A artrite infecciosa ou séptica é uma inflamação nas articulações que ocorre por meio de uma infecção. Pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus e pode afetar qualquer articulação, principalmente as maiores, como o quadril, ou aquelas expostas ao trauma, como joelhos e mãos.

Nos casos mais comuns, o agente infeccioso chega até a articulação através do sangue, mas também é possível chegar através de um ferimento perto da própria articulação. É uma enfermidade grave que necessita de tratamento adequado.

Causas

Existem inúmeros microrganismos que podem provocar a artrite infecciosa e eles dispõem de diversas vias para chegar a uma ou mais articulações. Normalmente, eles são provenientes de outros focos infecciosos como infecções de garganta, infecções urinárias ou lesões da pele. Pode também ser causada por alguma doença sexualmente transmissível ou pelo uso de drogas injetáveis.

Sintomas

Normalmente, a articulação afetada apresenta vermelhidão, inchaço, calor, sensibilidade e dor. A dor pode, inclusive, se espalhar para outras articulações. É também possível que o paciente apresente calafrios, febre alta, sinais de cansaço, mal estar e falta de apetite.

Os sintomas também variam de acordo com o microrganismo responsável pela doença e a articulação que foi afetada. A evolução dos sintomas vai depender da agressividade do agente causador da doença, do estado geral do paciente e da rapidez com que o tratamento adequado é iniciado.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através de exames detalhados que incluem a cultura do líquido extraído da articulação infectada. A análise do líquido sinovial é essencial para fornecer informações importantes para o tratamento.

O tratamento requer a internação do paciente, para que este fique em repouso total e possa receber os medicamentos necessários. A abordagem e o tipo de medicamentos vão depender do agente causador da doença.

Em alguns casos é necessário uma cirurgia para drenar o líquido ou remover o elemento causador da infecção. Fisioterapia também pode fazer parte da fase final do tratamento, para recuperar o movimento da articulação que foi atingida.

Complicações

Caso a doença não seja tratada de forma adequada e em tempo, a inflamação pode provocar a destruição da cartilagem articular e das restantes estruturas intra-articulares, provocando limitação de movimentos, rigidez e deformação da articulação. Em casos mais graves, pode haver a extensão do processo infeccioso aos ossos e a outras zonas do organismo, podendo inclusive, levar à morte.

A artrite infecciosa é uma doença grave, mas se for diagnosticada e tratada corretamente, tem cura. Para prevenir essa e outras doenças reumáticas, lembre-se de proteger suas articulações durante atividades físicas que envolvem riscos de lesões. Quando estiver com alguma infecção, trate de forma adequada e fique atento aos sintomas. Nunca tome medicamentos sem acompanhamento médico, pois isso pode camuflar sintomas e atrasar o diagnóstico da doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como reumatologista em São Mateus!

Comentários

O que deseja encontrar?